Thursday, September 07, 2006

As Regras de Funcionamento

Este blog vai servir-me de bloco de notas para as ideias que vou tendo ao longo do dia que possam ser eventualmente utilizadas para trabalhos de ficção. Podia fazer o mesmo sem ter que recorrer a um blog, mas cheguei à conclusão que não gosto de andar com blocos de notas, nem gosto de tomar apontamentos em público; sou também bastante preguiçoso, por isso a eventual consulta do blog por outras pessoas poderá obrigar-me de certa forma a preenchê-lo regularmente com as ditas ideias, contribuindo para a minha produtividade.
Os comentários também podem tornar-se úteis para o meu propósito na medida em que as opiniões externas podem ajudar-me a desenvolver determinadas ideias, ou riscar outras de valor reduzido.

Regras que eu devo seguir:

- Desenvolver as pequenas ideias o suficiente para serem posteriormente aplicadas nos meus trabalhos (evitar publicar considerações telegráficas que nem eu mais tarde saberei no que pensava quando as escrevi, tornando o material inútil);

- Publicar no blog a ideia o mais rápido possível após a sua concepção inicial. Desta forma evito a perda de pormenores importantes que normalmente se formam logo na fase inicial, quando o trabalho toma a primeira forma na mente;

- Procurar conseguir mais do que uma publicação por dia, de modo que ao fim do dia possa sempre ter material novo disponível para utilizar como matéria-prima (ao ritmo exigente das mil palavras por dia é importante não perder tempo na busca de novas ideias no momento do trabalho propriamente dito);

- Manter a atenção e o espírito aberto ao material circundante. A quantidade de ideias tem como único limite diário a capacidade de observação e interpretação à luz do mundo criado no meu quarto. Tudo pode ser utilizado como matéria útil, apesar da existência de dias providos de situações mais favoráveis (a rotina diária da vida real limita a visão fantasista);

- Produzir regularmente, e ser indiferente ao número de visitas do blog. Mesmo que o contador marque apenas as minhas visitas, devo ser persistente e disciplinado para manter um débito de trabalho constante e de melhoria contínua. O blog foi criado por mim, e para mim, e é segundo este princípio egoísta que o devo manter e utilizar.

Erros que eu devo evitar:

- Fazer referência a nomes, cidades, ou lugares que existam na vida real. Mesmo que neles me baseie para um trabalho, devo cingir-me a uma perspectiva fantasista cuja distorção da realidade garante que esta perde os elementos que a poderiam caracterizar quanto ao lugar da sua acção e quanto aos seus intervenientes.

- Concentrar um número elevado de ideias num curto espaço de tempo, para depois parar na publicação por um período de duração prolongada. Neste processo o mais importante não é o número de ideias em si, mas sim o estabelecimento de um processo contínuo de trabalho e aprendizagem. Após os picos de produção vêm momentos de paragem muito longos - devo evitar tal situação.

- Desviar-me das regras que eu próprio defini. Toda a matéria do meu quarto é dotada de um estilo e de uma vida singulares, com características que vou gradualmente aprendendo a conhecer. O meu quarto servirá para criar matéria que espero tornar mais perfeita com o tempo, e mais clara na sua natureza. Se outras coisas eu quiser escrever, mesmo que não sejam matéria de trabalhos, que o faça noutro lugar.


Já cheguei a casa. Em breve estarei a entrar no meu quarto...

2 Comments:

At 11:58 AM, Blogger Salvador Daqui said...

Parece o método sueco, diz a T.

 
At 12:03 PM, Blogger T said...

Uma variação do famoso método sueco? Estou assustada, espero que não cumpras isso tudo! Good Luck and have fun*

 

Post a Comment

<< Home